Desfrute de Sua Jornada



Ontem, recebi de uma pessoa muito querida um link para um vídeo de um trecho de uma palestra motivacional do Prof. Gretz.

Ele fala sobre a importância de aproveitarmos o caminho até atingir o objetivo.

Muitas pessoas são tão obcecadas em atingir suas metas que não aproveitam nenhum momento de suas vidas, voltando sua mente e seus esforços somente para aquilo e esquecendo-se da beleza da caminhada.

Imagine sua vida como uma longa trilha. Se apenas o destino final importa, você deixa de observar tudo o que pode trazer crescimento intelectual, físico e emocional.

O caminho de todos nós é cheio de pedras, buracos, ladeiras, montanhas, perigos, fendas, tropeços, quedas e dores.

Mas também é repleto de flores.

O que constrói um ser humano é sua jornada. É o que ele aprende no caminho. É tudo aquilo que o faz parar, observar, estudar e aprender.

Absolutamente tudo pelo que passamos em nossas vidas nos deixa uma lição. E se ainda não as aprendemos, passaremos por lá mais e mais vezes.

Precisamos ter a serenidade de contemplar todos os momentos e a fazer uma análise das coisas. É necessário também fazer a auto-análise, o auto-estudo.

O Yoga nos ensina a observar e se auto-observar. Em um estado de observação, é possível enxergar sob um novo ponto de vista.

Observar nos traz serenidade, permitindo uma nova perspectiva diante dos obstáculos.
É preciso se observar para, inclusive, saber o momento de mudar de rota, de objetivo, de direção. Parar é tão importante como prosseguir.

Somente conhecendo a si mesmo e seus limites é possível perceber esses momentos.

Precisamos de forma urgente desfrutar de nossa jornada. É absolutamente necessário interromper a correria do dia a dia e observar, tirar lições no meio do caminho, prestar atenção àquilo que está diante de nossos olhos há tempos e que nunca demos a devida importância, acreditando que não faz parte do nosso objetivo.

Desfrutar a jornada. Esse é o segredo. Isso torna tudo mais leve e mais fácil. Aproveite sua vida. Deixe as coisas mais leves. Olhe pra dentro de você. Olhe em volta. Faça tudo com carinho. A única coisa que sabemos é o momento presente. Desfrute.

O Prof. Gretz termina sua palestra (e seu livro, Superando Limites), com a frase que, segundo ele, um sábio disse a ele durante uma viagem ao Tibete :


“Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido.”

Comentários