Benefícios do Yoga


Como qualquer atividade física, a prática do Yoga proporciona ao nosso corpo inúmeros benefícios.

Porém, como veremos a seguir, praticar Yoga vai além dos benefícios físicos.

Yoga significa união (entre corpo, mente e espírito). Por estarmos muito focados durante a prática, é possível perceber que tudo se complementa, tornando essa "união" evidente: sentimos satisfação, plenitude, serenidade, equilíbrio, e por aí vai.

Uma aula de Yoga pode contemplar várias partes distintas: aquietamento, respiração, prática física, relaxamento e meditação. Todas essas etapas têm um fim específico em si mesmas e também contribuem para que a parte seguinte da aula seja melhor aproveitada.

E para as pessoas que, além de praticar aulas também estudam a filosofia do Yoga, acabam por incorpor ao seu dia-a-dia outros benefícios adicionais.

O Yoga é uma filosofia dentro do Hinduísmo, e como tal, lista uma série de preceitos morais e éticos que conduzem o praticante a um caminho mais honesto consigo mesmo e com a sociedade como um todo.

Os benefícios do Yoga são inúmeros e podem variar dependendo do número de aulas semanais, da linha de Yoga e do empenho pessoal. Vamos aos principais:


- Boa forma física, incluindo força muscular, alongamento e equilíbrio

Exercícios que englobam força, equilíbrio e flexibilidade conferem aos praticantes uma boa forma física. O Yoga conta com diversas posturas que exigem músculos pouco utilizados no dia-a-dia ou até mesmo em outras atividades físicas. Essa exigência acaba trazendo muito equilíbrio físico ao corpo, no que diz respeito à simetria e lateralidade, já que todas as posturas têm sua compensação: o que é feito para um lado é também feito para o outro e quando se faz uma extensão também deve-se fazer uma flexão.

Muitos atletas buscam na prática do Yoga um equilíbrio complementar aos seus treinos.


- Saúde

A ciência já comprovou que a atividade física nos mantém mais jovens e saudáveis, e isso não é diferente quando estamos falando sobre Yoga.

A atividade física melhora a produção de uma série de hormônios que controlam nosso corpo, nos deixando mais saudáveis e dispostos. A manutenção da saúde é verificada na prática do Yoga através de diversos outros benefícios que veremos a seguir:


- Equilíbrio da mente

Além da parte física, o Yoga também estimula nossa mente. Em uma única aula, é necessário aquietar os pensamentos, olhar para si mesmo, prestar atenção ao que acontece com o próprio corpo, com a própria respiração e ainda meditar. Como consequência, é possível ter mais foco e concentração nos estudos e no trabalho, reduzir níveis de ansiedade e de stress. Somando esses estímulos à atividade física do Yoga, são ainda liberadas a serotonina e dopamina, resultando em uma melhora geral no equilíbrio mental.


- Sono

Um corpo mais equilibrado dorme melhor, descansa de forma adequada. A redução do stress e da ansiedade ajudam na hora de dormir. A prática física também deixa o corpo pronto para o descanso. Um praticante de Yoga certamente dorme mais profundamente.


- Melhora a respiração

Durante uma hora de aula, alguns minutos são dedicados exclusivamente à respiração. O Yoga possui diversas técnicas respiratórias que obrigam o aluno a respirar consciente e profundamente, trazendo benefícios à musculatura intercostal e peitoral, ao diafragma e ampliando a capacidade pulmonar.


- Autoconhecimento

Durante a prática do Yoga, existem momentos de muita instrospecção, onde o praticante precisa observar com atenção o que acontece com seu corpo e sua respiração. Persistir em uma postura, gerenciar o equilíbrio do corpo, concentrar-se enquanto respira. Todos estes momentos proporcionam ao praticante olhar para dentro de si.


- Emagrecimento

O emagrecimento não vem de forma direta, mas através de um estilo de vida mais saudável. Olhar para dentro de si, viver menos estressado, ter mais disposição e melhores noites de sono convergem em melhores escolhas ao que se coloca no prato.


- Correção da postura da coluna, proteção da coluna, diminuição de dores articulares

Sem dúvida um dos grandes benefícios da prática do Yoga é uma postura alinhada. A prática constante de ásanas e de técnicas respiratórias contribuem significativamente com o fortalecimento de toda a musculatura do assoalho pélvico, abdominal, intercostal e peitoral. A musculatura é o que sustenta nossos ossos e um praticante de Yoga tem um alinhamento corporal muito equilibrado. A prática de permanências, torções e posturas alinhadas também contribuem para a lubrificação das cartilagens e articulações sem causar lesões. A sustentação muscular do esqueleto diminui ou elimina dores da coluna e das articulações.


- União da mente, corpo e espírito

Parar por pelo menos uma hora por dia e prestar atenção ao que acontece da sua pele para dentro. Conectar-se com os próprios sentidos e sentimentos, as próprias emoções, aos limites e superações do corpo, sem se preocupar com críticas ou julgamentos. O Yoga une os vários aspectos do indivíduo à sua própria essência.


- Aprimoramento do controle físico e mental

Um praticante de Yoga acaba passando por diversas transformações ao longo da prática, que são bem particulares de uma pessoa para outra, mas que, sem dúvida, são perceptíveis às pessoas ao redor. Geralmente são pessoas mais serenas ao enfrentar um problema, que têm uma consciência universal mais apurada e que encontram dentro de si um estado de contentamento que independe de qualquer situação externa.


- Libertação do sofrimento

Além de ser uma das definições e um dos grandes objetivos finais do Yoga, a prática proporciona essa libertação durante a jornada da prática. Quando adquirimos autoconhecimento, nos tornamos mais fortes, equilibrados, capazes de encontrar as respostas dentro de nós mesmos. Assim, o praticante deixa de se apegar aos desejos, medos, inseguranças, ego e aos excessos. É ou não libertar-se do sofrimento?



Comentários